Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

A importância da pós-graduação em Cultura Afro-Brasileira na educação infantil

A cultura afro-brasileira na educação infantil tem como foco a consciência da diversidade e a valorização da história destes indivíduos.

Afinal, um país que tem 16,8 milhões de negros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), precisa reconhecer o poder e a importância deste conhecimento.

A cultura afro-brasileira e a lei

O ensino da matéria tornou-se obrigatório em janeiro de 2003, com a Lei 10.639/2003. A norma estabeleceu a alteração das diretrizes e bases da educação nacional, com a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

De acordo com a lei, a matéria ofertada nas escolas públicas e privadas deve ressaltar a luta, a cultura, o papel na formação da sociedade nacional e resgatar a contribuição do negro nas áreas social, econômica e política relacionadas à história do Brasil.

Porém, apesar da homologação da lei, ainda são poucas as escolas que têm a matéria como item obrigatório, relegando poucas horas ao estudo de negros e índios. Com aulas desenvolvidas de modo descontínuo e com conteúdos que não atendem integralmente à legislação.

O que falta para a educação

É necessário que tenhamos à frente das salas de aulas pessoas que se identifiquem e se engajem com o movimento cultural de valorização e construção da cidadania do negro brasileiro.

Para que isso ocorra, é fundamental ter educadores capacitados, que entendam a importância do ensino desta matéria preencham os requisitos necessários à sua adequada instrução. Proporcionando um ensino de qualidade e uma real identificação da cultura brasileira como um todo.

cultura afro-brasileira na educação infantil

A importância da cultura afro-brasileira na educação infantil

Ao trazer às salas de aula temas que reflitam a importância deste tema, o educador proporciona à criança inúmeras oportunidades de interações sociais, que incluem amigos e familiares.

Essas relações fomentam novas práticas e são extremamente importantes, agindo na criação da identidade social e do espaço cultural. Além de criar novas formas e caminhos, para se ver o outro desenvolvendo o respeito e a cidadania.

O curso de pós-graduação em Cultura Afro-brasileira

O curso de pós-graduação em Cultura Afro-brasileira tem a finalidade de enfatizar a importância da diversidade cultural e a influência do negro na construção da sociedade brasileira.

Abordando temas como “o negro e a política” e as religiões afro-brasileiras. Inclusive, trazendo estudos de casos e contextualizando a educação dentro do cenário social brasileiro.

Se você quer mais informações sobre a pós graduação em Cultura Afro-Brasileira, clique aqui e conheça o curso oferecido pela Faculdade Eficaz.

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *