Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Português do ensino médio: o que estudar para o Encceja

Quem deseja conquistar o certificado do ensino médio por meio da realização da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em 2018, deve se preparar para encarar as questões de português do ensino médio.

A Língua Portuguesa é uma das matérias presentes no gargalo da educação no país. De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente 27% dos alunos regulares do ensino médio atingem um aprendizado adequado nessa matéria.

Se você está há um tempo longe das salas de aula e busca dicas para se preparar para o Encceja e alcançar o tão sonhado certificado do ensino fundamental ou médio, nós vamos lhe ajudar. Saiba como se preparar para ultrapassar mais essa etapa da sua vida. Boa leitura!

Matérias cobradas na prova

A primeira coisa que você precisa saber é que o Encceja constitui-se de quatro provas de múltipla escolha e uma redação. Essas provas são elaboradas com as seguintes matérias do ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O que cai na prova de português do ensino médio?

Para começar a se preparar, é importante que você se informe sobre o conteúdo programático cobrado nesta matéria.

Note, a Língua Portuguesa contém um amplo material de estudos, são centenas de livros e regras que podem ser abordadas de acordo com a gramática de referência. Portanto, é necessário que você foque seus esforços no que realmente cai na prova.

O portal do Inep disponibiliza um amplo material de estudo, com temática específica para o Encceja. Esse material é composto por um volume introdutório e quatro volumes de orientações aos estudantes. Você pode conferi-los aqui.

A prova de português do ensino médio é composta de 45 questões objetivas de múltipla escolha (valendo 45 pontos) e uma redação (valendo 55 pontos).

Diferente das provas tradicionais, esse exame busca verificar se você é capaz de usar seus conhecimentos em situações reais da vida em sociedade.

São nove competências exigidas na prova. Entre elas, o estudante encontrará: compreensão dos sistemas simbólicos da língua portuguesa, da linguagem corporal, da arte e o impacto das tecnologias na comunicação e na informação, entre outros.

Como estudar para a prova?

Organização e foco são primordiais para o estudo do português do ensino médio. Além do mais, você precisa descobrir qual forma de estudo se encaixa nos seus padrões de tempo e concentração.

Se você tem pouco tempo disponível para se dedicar, dificilmente passar horas debruçado em livros e apostilas serão possíveis. Ademais, esse método é pouco eficiente se você não conseguir organizar um espaço para estudar.

Neste caso, prefira os resumos de conteúdos. Eles são mais práticos e, por seu tamanho reduzido, podem estar sempre à mão. Aproveite o tempo perdido no trânsito e o intervalo do almoço para dar aquela lidinha!

Outra opção, que se mostra a cada dia mais prática e viável, é a videoaula. Existem vários sites que oferecem materiais ricos para estudo, e você pode encontrar muito conteúdo disponível no YouTube, por exemplo.

português do ensino médio

Cursos supletivos preparatórios

Algumas escolas e faculdades oferecem a opção de cursos preparatórios específicos para o exame. Essa é uma ótima opção para realizar seus estudos, sem perder tempo!

Afinal, esses cursos contam com material exclusivo, auxílio de professores para tirar dúvidas e resolução de questões. Saiba mais sobre esta opção clicando aqui.

Reforço on-line para se preparar

Com a diversidade de materiais disponíveis, pode ser difícil para algumas pessoas saber por onde começar. Para facilitar o processo, nós separamos alguns sites bem bacanas com material de estudo para você complementar suas horas de estudo!

O Blog do Enem oferece vários simulados online gratuitos para você testar suas habilidades. Eles são compostos por dez questões e têm duração de cerca de 30 minutos. A vantagem é que o gabarito sai na hora e você pode aproveitar para revisar a matéria estudada.

Faça agora o simulado Encceja de Linguagens sobre a arte no cotidiano e sua relação com a escrita clicando aqui.

O Ministério da Educação (MEC) oferece duas plataformas de estudos gratuitas, que podem ser oportunidades para você se aprofundar na matéria de português do ensino médio.

  • Hora do Enem: disponibiliza, além das videoaulas, jogos e outras publicações educativas, como o conto A Chinela Turca, de Machado de Assis.
  • MecFlix: exibe videoaulas de vários parceiros selecionados pelo MEC, ferramentas para resolução de simulados on-line e criação de plano de estudos adequado às suas necessidades.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal aproveitar e começar agora o seu curso no melhor estilo supletivo e alavancar seus sonhos? Conheça a Faculdade Eficaz e confira o cursos preparatórios específicos para o Encceja.

Esse conteúdo foi útil?
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *