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Produtos de alto valor agregado

03/05/2017 | Categoria: DICAS EFICAZ

Podemos atualizar um conjunto de ações e ferramentas para fornecer o produto certo, no momento certo, para o cliente certo, para que, dessa forma, obtenha-se resultados positivos e assim, satisfaça a necessidade de cada cliente, fidelizando a empresa/produto.

Segundo Kotler e Keller (2013) o marketing adquiriu ao longo do tempo uma função mais ampla no mercado, não implicando somente em aumentar as negociações entre consumidores, mas certamente auxiliando no processo de fidelização dos clientes ao produto/marca.

Temos grandes exemplos de marcas lembradas positivamente devido a qualidade de seus produtos, e que automaticamente tem um alto valor agregado. Este fato é percebido em vários segmentos como exemplo as empresas HP, Bentley, Ferrari, Apple, Samsung, Porsche, dentre outras.

Esses produtos já estão consolidados no mercado mundial, como produtos de nível A e  têm grande influência na vida de cada cliente. Os clientes que adquirem produtos de alto valor agregado buscam transmitir boas sensações  quando estão passando informações do produto à amigos e  assim acabam engajando outros na relação com a marca/produto, não se preocupando com valores pagos.

 

PREÇO MAIS ALTO

PREÇO MAIS BAIXO

QUALIDADE MAIS ALTA

Estratégia Premium

Estratégia Baseada no Valor

QUALIDADE MAIS BAIXA

Preço Exorbitante

Estratégia de Economia

 

Premium
Na estratégia de valor adotada pela empresa, deve-se apresentar para o consumidor  produtos com “alta qualidade” e ao mesmo tempo “alto preço”. A ideia é que o consumidor perceba um grande valor acima das ofertas médias da concorrência, pois identifica elementos de maior qualidade e exclusivos. O preço maior que o praticado pela concorrência atua em consonância com a qualidade, sendo também um elemento demonstrativo de exclusividade ou restrição de acesso.

A interação com os clientes se dá por meio dos compostos de marketing, que são formas controladas de estímulo no processo de troca ou consumo, partindo da empresa para o consumidor. Esses estímulos são conhecidos como os 4Ps:

1) Produto: é a materialização de uma solução para as necessidades do consumidor;
2) Preço: se trata  da métrica  de valor entre os objetos trocados;
3) Promoção: visa informar e sinalizar o produto, assim como facilitar a compreensão e o valor da solução ofertada;
4) Praça: responsável por disponibilizar o acesso físico ou a entrega do produto.

 

Antes de fazer uso das estratégias dos Ps é preciso segmentar o produto no mercado. Para isso, a empresa deverá conhecer o possível perfil de seus consumidores, a fim de  posicionar o produto no mercado. Nesse processo as empresas têm que verificar os ambientes internos e externos, o que é feito por meio da análise de SWOT, verificando seus pontos fortes e fracos. Nos ambientes internos, todos os departamentos precisam estar alinhados na satisfação do cliente, já nos ambientes externos com as ameaças do mercado, sempre buscando um excelente relacionamento com os clientes, e assim, aumentando as possibilidade de lucro das empresas.

JULIO CEZAR DELGADO DE SOUZA

 

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