HomeBlogMERCADO DE TRABALHO ▸ A importância da pós-graduação em Cultura Afro-Brasileira na educação infantil
Login na Biblioteca Virtual

A importância da pós-graduação em Cultura Afro-Brasileira na educação infantil

25/04/2018 | Categoria: MERCADO DE TRABALHO

A cultura afro-brasileira na educação infantil tem como foco a consciência da diversidade e a valorização da histórica destes indivíduos.


Afinal, um país que tem 16,8 milhões de negros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), precisa reconhecer o poder e a importância deste conhecimento.


A cultura afro-brasileira e a lei


O ensino da matéria tornou-se obrigatório em janeiro de 2003, através da lei nº10.639/2003. Essa lei estabeleceu a alteração das diretrizes e bases da educação nacional, com a inclusão no currículo oficial da rede de ensino da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".


De acordo com a lei, a matéria ofertada nas escolas públicas e privadas deve ressaltar a luta, a cultura, o papel na formação da sociedade nacional e resgatar a contribuição do negro nas áreas social, econômica e política relacionado à História do Brasil.


Porém, apesar da homologação da lei, ainda são poucas as escolas que têm a matéria como item obrigatório, relegando poucas horas ao estudo de negros e índios. Com aulas desenvolvidas de modo descontínuo e com conteúdos que não atendem integralmente à legislação.


O que falta para a educação


É necessário que tenhamos à frente das salas de aulas pessoas que se identifiquem e se engajem com o movimento cultural de valorização e construção da cidadania do negro brasileiro.


Para que isso ocorra, é fundamental ter educadores capacitados, que entendam a importância do ensino desta matéria preencham os requisitos necessários à sua adequada instrução. Proporcionando um ensino de qualidade e uma real identificação da cultura brasileira como um todo.

 


A importância da cultura afro-brasileira na educação infantil


Ao trazer às salas de aula temas que reflitam a importância deste tema, o educador proporciona à criança inúmeras oportunidades de interações sociais, que incluem amigos e familiares.


Essas relações fomentam novas práticas e são  extremamente importantes, agindo na criação da identidade social e do espaço cultural. Além de criar novas formas e caminhos, para se ver o outro desenvolvendo o respeito e cidadania.


O curso de Pós-graduação em cultura afro-brasileira


O curso de Pós-graduação em cultura Afro-brasileira tem a finalidade de enfatizar a importância da diversidade cultural e a influência do negro na construção da sociedade brasileira.


Abordando temas como “o negro e a política” e as religiões afro-brasileiras. Inclusive, trazendo estudos de casos e contextualizando a educação dentro do cenário social brasileiro.


Se você quer mais informações sobre a pós graduação em cultura afro-brasileira clique aqui e conheça o curso oferecido pela Faculdade Eficaz.

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM

Curso técnico de segurança do trabalho: por que fazer?
28/02/2018
Graduação: o que avaliar na hora de escolher cursos em Maringá?
19/02/2018

Cadastre-se em nossa newsletter

◄ Cadastro efetuado com sucesso!

TOP 5 POSTS

3 maneiras de concluir o Ensino Médio
05/09/2017
Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?
13/03/2017
Gestão Financeira ou Gestão de RH: qual escolher?
18/09/2017
Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece
17/03/2017
Produtos de alto valor agregado
03/05/2017

Redes sociais

Contato

Unidade Maringá

44 4007-1912
Av. João Paulino Vieira Filho, 729

Unidade Umuarama

44 3626-2480
Praça Arthur Thomas, 4139.

Vamos Conversar

Todos os direitos reservados