HomeBlogMERCADO DE TRABALHO ▸ Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece
Login na Biblioteca Virtual

Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece

17/03/2017 | Categoria: MERCADO DE TRABALHO
Com o número cada vez maior de exigências para entrar no mercado de trabalho, você já pensou no que precisa ter para sair na frente na competição por uma vaga de emprego, ou para investir no desenvolvimento de sua carreira? A escolaridade é uma dessas principais exigências. Ter o Ensino Médio, hoje, é um dos requisitos mínimos para se conquistar um bom emprego em um mercado competitivo, no qual a qualificação da mão de obra conta como critério de desempate em uma entrevista.
 
Segundo levantamento feito pelo Movimento Todos Pela Educação com dados da Pnad de 2014, o número de jovens brasileiros com Ensino Médio completo cresceu no Brasil - um milhão e novecentos mil alunos concluem o Ensino Médio até os 19 anos.
 
Seja qual for o motivo do atraso nos estudos, não falta oportunidade para que os estudantes brasileiros cursem o Ensino Médio, e uma delas é o supletivo. Esta é uma modalidade em que o aluno conclui, por exemplo, os estudos em menos de três anos.
 
Até 2016 as notas do ENEM também podiam ser usadas para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep, 990 mil candidatos fizeram o Enem, em 2016, com a finalidade de conseguir a certificação. Desse número, apenas 74 mil alcançaram as notas necessárias para obter o certificado. Ou seja, quase um milhão de inscritos não tinham concluído o Ensino Médio.
 
Benefícios de quem tem o Ensino Médio
 
  • Tem acesso a maior quantidade de vagas em concursos públicos
A maioria dos concursos oferece mais vagas e melhores salários para quem tem o Ensino Médio completo. A diferença salarial entre quem concluiu e quem não chega a ser quase o dobro. Outro ponto importante é que a pessoa com Ensino Médio pode optar por se candidatar também às vagas oferecidas para o Ensino Fundamental.
 
  • Tem mais chances de manter-se empregado
Quanto mais cedo um profissional entra no mercado de trabalho, menor é a chance dele ficar desempregado. Afinal, um diploma aliado à experiência profissional tem um peso importante no currículo.
 
  • Está melhor preparado para o mercado de trabalho que exige Ensino Médio
Para começar a construir uma carreira, o Ensino Médio é o mínimo que um estudante deve ter. Além de demonstrar que o profissional tem a intenção de investir em sua qualificação, o diploma garante um salário melhor.
 
  • Tem acesso a um salário maior
De acordo com pesquisa publicada pela FGV em 2008, o salário aumenta em média 15% a cada ano de estudo que o brasileiro tem em seu currículo.
 
  • Porta de entrada para a universidade
Ao terminar o Ensino Médio, o estudante estará a um passo da universidade. Fazer o Enem logo após obter o diploma é uma boa decisão para aproveitar o conteúdo que aprendeu recentemente e, assim, conquistar uma boa nota. Se o aluno ainda não teve uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho, poderá tê-la ao entrar para a universidade, que permite acesso a estágios nos quais poderá ganhar a experiência que o mercado exige.
 
  • Pode começar um plano de carreira
Para começar um plano de carreira, o profissional deve ter pelo menos o Ensino Médio. Assim, poderá se dedicar em sua qualificação e em sua preparação para entrar no mercado de trabalho.
 
  • Tem um dos requisitos mínimos exigidos para preencher uma vaga
Como já mencionado, o número de pessoas com Ensino Médio completo vem aumentando, ou seja, a concorrência fica cada vez mais acirrada. Ter, pelo menos, a escolaridade em comum com a maioria dos candidatos já coloca o profissional no mesmo patamar que as demais pessoas que concorrem a mesma vaga.
 
Se você ainda não terminou o Ensino Médio e gostaria de concluí-lo para dar um up em seu currículo, a Faculdade Eficaz pode ser uma boa opção para você. A instituição tem um programa de aulas presencias na qual você pode receber seu diploma em menos de um ano. Pensando também em quem já trabalha, as aulas na Eficaz são ministradas uma vez por semana. Além disso, o material de estudo é grátis e alguns cursos de capacitação estão incluídos. E não para por aí: ao concluir o Ensino Médio, o aluno receberá desconto em cursos técnicos ou de nível superior.
 
Dúvidas? Entre em contato conosco.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM

Qualificação e eficiência: curso técnico de enfermagem em Maringá
13/12/2017
Descubra as 10 profissões do futuro
22/11/2017

Cadastre-se em nossa newsletter

◄ Cadastro efetuado com sucesso!

TOP 5 POSTS

Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?
13/03/2017
Conheça a ferramenta para dar play no seu futuro
23/03/2017
Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece
17/03/2017
Produtos de alto valor agregado
03/05/2017
EFICAZ E TAKY EMPREENDIMENTOS, SAINDO DA ROTINA!
28/11/2016

Redes sociais

Contato

Unidade Maringá

44 4007-1912
Av. João Paulino Vieira Filho, 729

Unidade Umuarama

44 3626-2480
Praça Arthur Thomas, 4139.

Vamos Conversar

◄ Cadastro efetuado com sucesso!
Todos os direitos reservados